Esforço de um brasileiro

Publicado  quarta-feira, 14 de março de 2012

Bellucci jogou muito, mas Federer mostrou porque
é um dos melhores de todos os tempos
Fazia tempo que eu não escrevia, muito por estar ocupado, um pouco por preguiça, mas não deixo de acompanhar o esporte de modo geral. Ultimamente estava procurando um motivo para escrever, mas não tinha uma razão boa. Hoje pude assistir essa razão. Thomaz Bellucci jogou contra o gênio (melhor do mundo) Roger Federer pelas oitavas-de-final do Masters 1000 de Indian Wells, nos Estados Unidos. Perdeu. Mas jogou como gente grande.
Nitidamente, o jogo do brasileiro melhorou diante do que apresentava no ano passado. Está mais intenso mentalmente e mais consciente taticamente, no entanto ainda falta ser mais consistente nos pontos decisivos. Hoje fez o que era possível ser feito. Explorou bem o lado esquerdo do suíço, com bolas profundas, altas, incomodando bastante. Ao mesmo tempo cometeu poucos erros, aproveitou bem o primeiro saque. Quebrou o saque adversário duas vezes. Ganhou o primeiro set, que parecia improvável, 6-3.
Daí para frente, Federer voltou a dominar as ações. Frio e incisivo nos pontos que importava. Devolveu as quebras e o placar no segundo set. Nesse momento a sensação era que o terceiro set iria ser um vareio do suíço, seria mesmo se o Bellucci não tivesse evoluído.
Contudo o placar se manteve na igualdade até o 4-4. Federer sacando. Bellucci teve 0-30. Mas quarto bons primeiros serviços resolveram para Roger. Ainda sim, torci bastante para um tie-brake. O brasileiro se esforçou muito, salvou um brake point, mas no segundo, a derrota foi inevitável. Talvez essa seja a grande diferença de quem se mantém entre os top-20 e que oscila muito rapidamente no ranking.
O sentimento que fica é que se o Bellucci conseguir repetir essa qualidade de jogo mais vezes, principalmente nas primeiras rodadas dos torneios mais importantes, voltará a figurar entre os 30 melhores e, consequentemente, ser cabeça-de-chave. A torcida é para que continue evoluindo. Já Federer segue muito bem, apesar de sofrer com Nadal e Djokovic, que também avançaram hoje.